segunda-feira, 25 de junho de 2007

Sobre ressaca e educação.



Outro dia resolvi curar a ressaca com um lanchinho. Em geral os dias que seguem a bebedeira são sempre sofridos. Por isso resolvi não reprimir, e me entreguei aos prazeres do paladar burro e infantil do Mc Donald`s.
Confesso que se alguém me desse um suco de clorofila, ou uma boa água de coco com uma farta salada verde eu aceitaria de bom grado, mas eu naquele momento não tinha condições físicas de pensar em algo tão sofisticado assim. Me arrastei até a lanchonete e me restringi a dizer apenas “número 3, por favor!”. Isto é a única coisa que verdadeiramente me agrada na rede de fast-food: falar pouco. Um número diz tudo, e minha cara também dizia bastante naquele dia. A mocinha do caixa me poupou de perguntas como “torta de maçã acompanha?”, “batata grande como opção?”. Apenas anotou o pedido e me serviu muito rápido (ou eu que estava muito lerda naquele momento?).
Agradeci, e enquanto ela contava o troco escutei bem atrás de mim em alto e bom tom:
“Xau, xau (assim mesmo!) galerinha!” Meu pai do céu! Quem se arriscaria a falar de uma forma tão imbecil quanto essa? Xau, xau? Seria alguém de língua presa? Galerinha? Algum senhor tentando resgatar uma gíria perdida em algumas décadas atrás?
Nada disso! Era o Ronald Mcdonald que estava “animando” as crianças na área de lazer. Por alguns segundos tive um princípio de pânico. Aquele palhaço com trejeitos idiotas me deu medo. Muuuito medo! Fui tomada por uma sensação de terror pior do que quando assisti ao “It”, filme do palhaço que matava crianças.
Aí comecei a questionar o conceito de diversão que os pais aderiram para seus filhos hoje. Concordo que o Mc Donalds tem espaço adequado às crianças muito pequenas, e é melhor do que os restaurantes, que em geral não estão preparados para receber os pimpolhos. Mas expor aquelas coisas fofas ao monstro de cabelo vermelho que ainda fala errado, francamente! Pior que isso é o conceito alimentação. Desde as fraldas o sujeito aprende a consumir uma quantidade exagerada de toxina para o organismo, e a cada geração o vocabulário de hortaliças, legumes e frutas vem diminuindo. Mas esperar o que de pais que freqüentemente levam seus filhos a uma lanchonete que serve o “Shrek Menu”?

Literalmente, cardápio de Ogro.

Um comentário:

disse...

Hehehehehe
Achei ótimo!!!! Perfeita a tua observação!!! Concordo plenamente!